A observação permanente das edificações, o espaço físico de maior relevância na vida do homem urbano, tanto pelo aspecto patrimonial quanto pelas questões relacionadas à segurança e ao conforto, conduz o observador ao conceito de preservação e, consequentemente, ao tema do uso, manutenção e desempenho das edificações.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) disponibilizou à sociedade texto normativo voltado à Manutenção de Edificações, ABNT NBR 5674. Verifica-se, entretanto, lacuna não preenchida com esta Norma quanto à avaliação técnica da qualidade da manutenção e sua aplicação direta na gestão patrimonial.
A Inspeção Predial é a ferramenta que propicia esta avaliação sistêmica da edificação. Elaborada por profissionais habilitados e devidamente preparados, classifica não conformidades constatadas na edificação quanto a sua origem, grau de risco e indica orientações técnicas necessárias à melhoria da Manutenção dos sistemas e elementos construtivos.
Dentro desse contexto, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAPE / CREA) desenvolveu uma norma que fixa as diretrizes, conceitos, terminologia, convenções, notações, critérios e procedimentos relativos à inspeção predial, cuja realização é de responsabilidade e da exclusiva competência dos profissionais, engenheiros e arquitetos, legalmente habilitados pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia - CREAs -, de acordo com a Lei Federal 5194 de 21/12/1966 e resoluções do CONFEA e Conselhos de Arquitetura e Urbanismo - CAUs - Lei nº 12.378 de 31/12/2010 e resoluções do CAU-BR
A Ferreira Barbosa Engenharia elabora Laudo Técnico de Inspeção Predial realizado segundo as diretrizes da Norma de Inspeção Predial Nacional do IBAPE, cujo objetivo é apontar as condições adequadas ou não de uso, seja de conservação, segurança, manutenção e estrutural. Todos os sistemas construtivos e de funcionamento da edificação são verificados, dentre eles: